Páginas

viernes, 16 de septiembre de 2022

Entre Curiosidades... Exemplo dum contrato antigo do ciclismo do Futebol Clube do Porto em 1961 para 1962

Como curiosidade de tempos passados do desporto dos pedais, em eras ainda de ambiente “meio” amador de outrora dentro das modalidades do FC Porto, recua-se a épocas em que o ciclismo era saliente no ecletismo portista, pelos inícios da década dos anos 60, para se mostrar e recordar um contrato do clube com um dos seus ciclistas da elite do tempo, então da classe A.

Partilhando isto através do que também foi publicado no blog "Memória Portista", igualmente do autor (Armando Pinto).

Sem identificar naturalmente qual o ciclista assim ligado ao FC Porto, ilustra-se esta narrativa de memorização com uma imagem de grupo da equipa de ciclismo de uma dessas épocas, sabendo-se que muitos dos ciclistas que representaram o FC Porto por esse tempo vestiram de azul e branco diversas temporadas, como era normal nessa era de amor à camisola e apego ao clube.

Assim sendo, como mostra a partilhar, recorda-se o que era passado então nos contratos, num tempo em que os ciclistas do FC Porto ganhavam normalmente de ordenado mensal 2.000$00 (dois mil escudos), o que era mesmo muito bom essa mensalidade de dois contos, como popularmente se chamava a tal quantia. Podendo notar-se nas diversas clausulas e alíneas as disposições contratuais vigentes à época. Através de imagens das páginas originais de um contrato desse tempo, assinado em novembro de 1961 para vigorar na época desportiva do ciclismo em 1962. Obviamente omitindo-se agora (por aposição de marca do blogue) qual o nome do ciclista deste contrato, que seria idêntico ou aproximado a outros. Contando que já então predominavam os bons princípios e conduta correta. Conforme ressalta de todo esse “instrumento de prestação de serviços” entre o Futebol Clube do Porto e o ciclista que assinava o contrato, formulado ainda em papel azul de 25 linhas e com margens, passado à máquina, em escrita datilografada de teclado mecânico antigo, em 6 páginas de ambos os lados de 3 folhas agrafadas, no fim devidamente assinado pelo ciclista e, por parte do FC Porto, pelo então “Presidente da Direcção“ José Nascimento Cordeiro e pelo “Diretor de Actividades Desportivas", Eng.º Rogério Vieira da Cruz.


Armando Pinto - SETEMBRO DE 2022

((( Clicar sobre as imagens )))

No hay comentarios:

Publicar un comentario