martes, 26 de octubre de 2021

Efeméride – Campeonato Português de Ciclismo: FC Porto Campeão Nacional de Fundo (Estrada) de 1958

No último ano da carreira de Onofre Tavares como ciclista, a equipa portista que entrou na Volta a Portugal tinha Artur Coelho como chefe de fila, sendo a equipa então formada (pela ordem de números de inscrição) com: Artur Coelho, Emídio Pinto, Sousa Santos, Carlos Carvalho, Armindo Gonçalves, Alberto Moreira e Agostinho Brás.

= Sousa Cardoso =

Nesse ano de 1958 o FC Porto teve também ciclistas campeões nacionais, como foi em Iniciados Carlos Joaquim Machado Nogueira, em Amadores-Seniores Manuel Veiga da Mota e em Independentes a equipa do FC Porto formada por Sousa Cardoso, Sousa Santos e Agostinho Brás. Sendo desta categoria, dos seniores, ao tempo chamados Independentes e atualmente Profissionais de Elite, a efeméride em apreço.

= Sousa Santos =

Com efeito, a 26 de outubro de 1958 disputou-se o Campeonato Nacional de Fundo de Portugal por Equipas. Numa prova decorrida ao longo de 184 km em Contra-relogio de equipas, com a participação dos conjuntos de ciclistas do FC Porto, Benfica, Sporting e Sangalhos. Saindo vencedor o FC Porto (com Sousa Cardoso, Sousa Santos e Agostinho Brás), gastando 4 h 53 m 21 s. À média de 37,634 km/h. Enquanto ficaram em segundos classificados “ex-aequo” o Benfica (com Manuel Simões, Henrique Castro mais João Marcelino) e o Sporting (com Américo Raposo, Pedro Carvalho e Manuel Graça), ambos os grupos com 4 h 56 m 38 ou seja gastando mais 3 minutos e 17 segundos.

= Agostinho Brás (recebendo felicitações do companheiro de clube Virgílio Mendes, “Capitão” da equipa principal de futebol do FC Porto e ao tempo futebolista mais internacional português, o “Leão de Génova”). =

Como ilustração juntam-se gravuras coevas, da equipa do FC Porto desse tempo, e em imagens separadas os três ciclistas que formaram a equipa do FC Porto no contra-relógio da prova.

Armando Pinto - 26  de Outubro de 2021

((( Clicar sobre as imagens )))

No hay comentarios:

Publicar un comentario